Existe uma chance em 75 de Marte ser atingido por um grande asteróide no início de 2008. O alerta é de astrônomos da Nasa que há cerca de um mês descobriram e vem rastreando o 2007 WD5, grande rocha espacial que viaja a uma velocidade de 12 quilômetros por segundo em direção ao planeta vermelho. A data da provável colisão do asteróide, que atualmente está entre a Terra e Marte, é dia 30 de janeiro.
- Nós sabemos que ele está voando em direção a Marte e que provavelmente vai se perder pelo caminho, mas há uma possibilidade de impacto - disse o astrônomo da Nasa Steve Chesley.
Os cientistas inicialmente calcularam as chances de impacto como uma em 350. No entanto, a probabilidade cresceu muito durante esta semana. Chesley espera que as chances diminuam novamente no começo do próximo mês, quando serão obtidas novas observações da órbita do objeto.
Segundo Chesley, o asteróide é parecido, em tamanho, com um objeto que atingiu a região central da Sibéria em 1908, liberando uma energia equivalente a 15 bombas nucleares e afetando 60 milhões de árvores. Se atingir o planeta, a rocha provavelmente deixará um buraco na superfície marciana.
Os cientistas crêem que a colisão deva ocorrer no equador, próximo à região onde o robô Opportunity explora as planícies marcianas desde 2004. Mas o aparelho não estaria em perigo por estar fora da zona de impacto.
Em 1994, fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 atingiram Jupiter.
Nós sabemos que ele está voando em direção a Marte e que provavelmente vai se perder pelo caminho, mas há uma possibilidade de impacto
Marcadores: Noticias
0 Comments:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial